10. Voltar para Deus tira a condição do pecado

A orientação do coração é importante. Um ato perfeito de contrição com a intenção de confessar o mais rápido possível tira a condição de pecado mortal. No entanto, deve sempre tomar em conta o seguinte:

O Catecismo da Igreja Católica afirma que se uma pessoa faz um ato de contrição “perfeito”, seus pecados mortais são perdoados se tiver a firme emenda para ir à confissão sacramental o mais rápido possível. Isso quer dizer que uma pessoa no banco na Missa de domingo de manhã, depois de supostamente fazer um ato perfeito de contrição, pode receber a Eucaristia nessa Missa?

Primeiro, a contrição no Catecismo da Igreja Católica se define como “uma dor da alma e uma detestação do pecado cometido, com o propósito de não mais pecar no futuro”. (Catecismo 1451)
Esta contrição pode ser imperfeita ou perfeita.

A contrição imperfeita, que não consegue o perdão dos pecados graves, nasce da consideração da fealdade do pecado ou do temor da condenação eterna e das outras penas de que o pecador está ameaçado (contrição por temor).

A contrição perfeita, pelo contrário, procedente do amor de Deus, amado sobre todas as coisas. (Catecismo 1452). Somente esta contrição consegue o perdão do pecado mortal antes da confissão.

O Código de Direito Canônico diz:
Quem estiver consciente de pecado grave não celebre Missa nem comungue o Corpo do Senhor, sem fazer previamente a confissão sacramental, a não ser que exista uma razão grave e não tenha oportunidade de se confessar; neste caso, porem, lembre-se de que tem obrigação de fazer um ato de contrição perfeita, que inclui o propósito de se confessar quanto antes.

Há quatro condições que devem ser cumpridas antes de ir à Comunhão:

  1. Deve haver uma razão grave para receber a Comunhão (por exemplo, o perigo de morte).

  2. Deve ser física ou moralmente impossível ir à confissão primeiro.

  3. A pessoa já deve estar em estado de graça através da contrição perfeita.

  4. A pessoa deve resolver ir à confissão o mais cedo possível.

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